terça-feira, 24 de julho de 2012

A primeira semana


E hoje faz exatamente 7 dias que comecei a ler o livro.
Bom, o programa do Pense Magro pede que o leitor tenha 15 dias de adaptações, tarefas e etc antes de realmente começar a dieta, mas diz também que muita gente acaba emagrecendo nestes primeiros 15 dias, pois é um período para reprogramar os pensamentos.
O legal do livro é que ele fala com o gordo. A autora teve anos de pesquisas com pacientes reais e em cada capítulo faz uma lista dos tais pensamentos sabotadores, como ela costuma dizer. Esses pensamentos são coisas do tipo:

- Só hoje não faz mal.
- Já comi errado pela manhã, então vou continuar comendo errado o dia todo.
- Eu sou fraco, não consigo fazer regime e controlar meus pensamentos.

Estes são alguns exemplos que eu achava que só eu pensava, mas não. E para todos eles, ela sempre tem uma resposta adaptativa, que nada mais é do que tentar te colocar pra cima.
Eu estou gostando de ler, aprendi muita coisa sobre mim mesma, coisas que me fazem pensar nos motivos pelos quais engordei novamente como comer rápido e distraída, como esquecer os motivos de querer emagrecer, como pensar que só um pedacinho não ia fazer diferença...
Uma coisa que funciona muito são os cartões que ela pede para fazer, com vantagens de emagrecer e enfrentamentos quando bater o desespero. Só o cartão de vantagens já me faz pensar 2x antes de atacar qualquer comida.
Cartões - Vantagens e enfrentamentos

Está funcionando pra mim e vai ser pra sempre?
Não sei. Eu sempre me empolgo no começo, faço tudo certinho, mas depois só God sabe como vai ser. Nesta primeira semana fiz os cartões, leio sempre, evitei comer certas coisas, aprendi a reparar no que era fome e no que era vontade de comer e parei de comer quando já estava saciada.
Uma pessoa que está me ajudando a fazer este programa do livro é meu namorado. Ficou pegando no meu pé para ler o livro no final de semana, fez eu ler o capítulo pelo celular no meio de um casamento! E está empolgado com algumas coisas que vão beneficiar os dois, como andar de patins e bike aos finais de semana. Ele é magro mas é sedentário, então precisa praticar esportes e se alimentar melhor também.
A tarefa de hoje do livro era fazer uma programação diária dos compromissos com a dieta. Isso serve para arrumar tempo pra quem tem como desculpa a falta do mesmo. Sim, muita gente odeia seguir rotina, acaba ficando chato, fora os imprevistos e compromissos que vão surgindo ao longo do dia. Mas é bom para lembrar do que devemos fazer no dia, incluindo horários certos para comer.
Semana que vem eu volto com a continuação =)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial