terça-feira, 16 de outubro de 2012

O que comer?


Ontem eu comi direitinho o dia todo, mas de noite comi compulsivamente. Hoje eu entendi o motivo: TPM!
Mas até lembrar que minha cartelinha de anticoncepcional estava acabando, fiquei em dúvida se era por conta da academia e por não saber direito o que comer antes e depois do treino que estava me fazendo ser a monstra da geladeira.
Aí tenho um amigo que é educador físico (alô, Fabinho!) e decidi abusar da boa vontade dele fazendo mil perguntas mwahaha. Eu já fui em nutricionista mas todo mundo sabe do meu trauma com papeizinhos prontos de dieta, né? E sim, depois que eu falei meia hora da minha rotina e do que eu costumava comer, ela sacou o papelzinho de dieta da gaveta. O que eu queria que entendessem é que eu não tenho horários comuns de refeição, principalmente na parte da noite, que aliás, é onde mais me descontrolo. Aí queria muito saber se eu estava comendo certo, porque não é normal eu querer comer tanto à noite!

Primeiro vou às considerações do Fabinho:
Eu disse que achava que estava comendo muito carboidrato, mas não estou... ele me disse que o corpo precisa de carboidrato para se manter e que antes do treino é essencial para poder induzir ao gasto calórico, ou seja, dá a energia certa para gastar o que é preciso.
Antes do treino não é bom tomar nada de leite ou derivados. Quem já tomou um inocente iogurte antes da academia e ficou conversando com ele o treino todo levanta a mão o/. É porque a digestão do iogurte é lenta, então ele fica ali rodando no seu estômago por um bom tempo. Mas acho que isso é mais para os líquidos, né? Porque uma torradinha com queijo branco acho que rola!
Enfim, antes do treino, por volta de 18:30h / 19h eu preciso comer carboidrato! Torradinha, pão light...
Eu vira e mexe como uma banana, mas a banana tem rápida absorção pelo organismo e acaba sendo eficaz após o treino, para repor rapidamente a energia e tudo mais. Acho que por isso que eu fico com taaanta fome quando acabo de malhar. Para piorar, ainda ficava só com o lanchinho antes da academia no estômago até umas 22:30h que é a hora que eu janto a minha sopa. Óbvio que eu chego em casa querendo morder as paredes né? Fora a vontade master de comer doce.
Então vou passar a comer a banana após o treino. Já serve como um “cala a boca” para a vontade do doce também.
Uma coisa é fato: preciso me controlar muito chegando em casa, ontem comi até brigadeiro! OI, TPM! Ou seja, todos os “nãos” que eu falo durante o dia, vão pras cucuias à noite ¬¬. Burra!

Agora vamos complementar com o que encontrei pela internet:

Antes do treino

Carboidratos
Os músculos estocam glicogênio (açúcar), então durantes os exercícios é isso que dá energia para o melhor desempenho da musculação. Consumir carboidrato antes aumenta este estoque, assim o corpo fornece combustível suficiente para o treino.
Alimentos: cereais, pães, arroz integral, macarrão integral. Só cuidado na quantidade, malhar de estômago cheio é perigoso!

Proteínas
Aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos é favorável ao desempenho. As proteínas melhoram o fornecimento de aminoácidos para o tecido muscular.
Alimentos: carne vermelha, ovos, peixe, frango, soja. Mais uma vez, bom senso é tudo nesta vida! Vale um sanduíche natural leve de atum, mas não vai sair da churrascaria e ir malhar!


Após o treino

Para que o organismo se recupere do exercício, deve ser feita a introdução rápida de carboidratos, proteínas e óleos bons, para o corpo começar a reparar o tecido danificado e repor as reservas de combustível.
Alimentos: iogurte, cereais, frutas, grãos, castanhas.

Um ps: existe também o Whey Protein, que é a proteína do soro do leite que é indicada para ganho de massa muscular, porque é rapidamente absorvida pelo organismo. Porém como minha intenção no momento é perder peso e definir levemente os músculos, não vou me aprofundar no ganho de massa. Quem quiser saber mais, é só dar um Google!

Uma ajudinha: estou tomando o multivitamínico Pharmaton que a nutri e a ginecologista indicaram para dar uma equilibrada em todos os nutrientes e vitaminas, principalmente porque estou com um pouco de deficiência de ferro. Ele é um pouco diferente do Centrum, pois tem como princípio ativo o Ginseng que apresenta propriedades revigorantes. Ou seja, mais disposição e mais proteção para o corpitcho!

É isso! Agora que já sei na teoria, vou colocar em prática! Hoje trouxe torrada integral com polenguinho light e chá para comer antes de fazer exercício, hoje não vou na academia porque é dia de patins! Aí saindo do parque vou comer uma banana para aquietar a anaconda que mora no meu estômago!

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Às 16 de outubro de 2012 às 19:07 , Blogger Luiza Callafange disse...

Lu, tenho acompanhado seu blog e sua luta, e como você, almejo por um manequim 40-38 :] mas é muuuuito difícil controlar as vontades da TPM mesmo hehe!
Gostei da sua postagem sobretudo porque sempre penso que comer pão integral DEPOIS de malhar dá mais saciedade do que antes, porque antes você sabe que vai queimar e depois do treino é mais agradável devorar um bom carboidrato, hehe! Vícios de corredora... mas um vício que vamos eliminar e melhorar já já!
Quanto ao brigadeiro, eu compreendo... ai ai >__<!

 
Às 17 de outubro de 2012 às 17:01 , Anonymous Anônimo disse...

oi querida... adorei esse post, estava procurando justamente o que comer antes e depois do treino... beijooo

 
Às 18 de outubro de 2012 às 11:09 , Blogger Unknown disse...

Socorro, eu também passo por isso diariamente. Durante o dia fico tranquila, a noite eu sinto a maior fome do mundo e me descontrolo. É bom saber dessas dicas, adorei o post.
Beijinhos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial